Estabelecimentos gastronômicos, em geral, precisam de equipamentos especiais. Isto vai depender da escolha do cardápio e do volume de clientes atendidos.
Cardápios eletrônicos, sistema de reservas on-line, gestão informatizada, cozinha com equipamentos atualizados são parte de um conjunto de medidas necessárias para obter nos negócios o padrão de qualidade previsto.
Móveis são muito importantes em restaurantes e bares e devem estar de acordo com o tema da decoração e o perfil dos clientes. Merecem atenção especial as medidas-padrão para mesas e cadeiras, a fim de otimizar a quantidade de lugares mantendo o conforto e a boa circulação de clientes e colaboradores, aumentando a eficiência e reduzindo os custos, além de evitar acidentes indesejáveis. Para instalar os equipamentos de cozinha, deve ser elaborado um projeto funcional que facilite o processo de produção e manipulação de alimentos.
Itens como circulação de ar e pessoas, instalação elétrica e iluminação devem ser levados em consideração no momento de planejar a disposição do mobiliário, materiais e equipamentos da área de produção. Há uma tendência de cozinhas cada vez menores e mais eficientes.
O forno combinado – que usa ar quente seco e vapor – é um dos melhores equipamentos que um restaurante de serviço completo precisa para economizar tempo e energia. Este equipamento é um item essencial que aumenta a rapidez de preparo dos pratos sem perder a qualidade.
Alguns fabricantes já produzem diversos equipamentos que economizam água e energia. Deve-se observar a eficiência energética das máquinas com informações do fabricante, além das indicações de marcas e modelos por outras empresas.