Em geral, o sistema gerencial deverá fornecer para o empreendedor controle de estoque, compras, contas a pagar, fluxo de caixa, relatórios, gráficos gerenciais.
Destes controles, é interessante obter indicadores como controle de consumo, acessos, giro de mesas, acompanhamento de vendas on-line, , transferências de mesas, mapa de mesas para hosters, fechamento de contas, conferência de mesas e pedidos, entre outros.
É importante verificar se o sistema disponibiliza outras funções como mala direta, histórico de consumo do cliente, promoções, programa de fidelidade, reservas on-line, atendimento às mesas via Pcs touch screen, microterminais, X64 e pockets, comanda eletrônica via tablets (iPod touch, iPad ou Android) etc.
O empreendedor deve sempre ter em mente quais os benefícios gerados pelo sistema gerencial: dinamizar o atendimento, gerenciar a situação das mesas, melhorar o controle das vendas, reduzir os custos, fidelização, segurança de informações, treinamento da equipe, entre outros.
Por fim, o empreendedor deve estar bem seguro da sua escolha, pois uma possível troca de sistema, futuramente, além de dispendiosa, consumirá tempo para personalização, recadastramento de produtos, treinamento de funcionários, insatisfação, retrabalho, problemas no atendimento, entre outros. Muitas vezes, o empreendedor prefere contornar os pontos negativos do sistema atual a ter que passar por todos esses pontos.