Forno Combinado: tudo o que você precisa saber
Vem se falando muito em forno combinado, mas enfim, Para que ele serve? Quais suas vantagens e desvantagens? Entenda o que é forno combinado. Nos últimos tempos os Fornos Combinados são representantes de alta tecnologia desenvolvida para restaurantes, lanchonetes e empresas do ramo alimentício que atendem grandes pedidos de clientes a todo o momento.
Entre todos os fornos industriais o forno combinado tem maior flexibilidade e facilidade de uso, pois auxilia em uma série de necessidades. Os fornos combinados Prática assam, fritam, regeneram, grelham, gratinam , descongelam, cozinham em banho-maria e a vapor, tudo controlado automaticamente. E ao fim de cada dia de trabalho tem funções que auxiliam na limpeza do equipamento.
Quais suas vantagens e desvantagens?
A partir desse momento você já sabe o que é um forno combinado, vamos às vantagens, desvantagens e porque você deve optar por ter um forno combinado na sua cozinha simples, sofisticada ou industrial. Vantagens: O uso do forno combinado dispensa ou diminui o uso de outras máquinas melhorando o espaço. As vantagens são extremamente diversas, começando com a ampla capacidade de cozimento dentro de apenas um metro quadrado de espaço. Reduz também a quantidade de funcionários, que podem operá-lo facilmente depois de um treinamento com um consultor, maior rendimento usando menos água, energia ou gás, consumo de menos óleo, pois extrai a gordura do próprio alimento.
É preciso também conhecer as desvantagens de um aparelho como esse. Muitos são contra o uso de fornos combinados pois julgam que deixam um gosto industrializado na comida. Você deve analisar se o estilo do seu restaurante é adequado para justificar o uso de um forno desse nível. Se a comida que você oferece é mais artesanal e preparada individualmente , essa não é a melhor opção.
Entendeu o que é Forno Combinado?
Para que não fique nenhuma dúvida vamos definir as funções básicas desse equipamento.
Vapor
O forno combinado funciona praticamente como um “steamer”ou vaporizadores, isto é, cozinha os alimentos através do vapor quente. Assim é possível cozinhar alimentos que, originalmente, eram cozidos em água, por exemplo: arroz, legumes, carnes, ovos e verduras, inclusive ao mesmo tempo, sem acontecer de misturar os sabores.
temperatura média no modo de Vapor Limpo é de 100ºC e protege até 80% dos nutrientes dos alimentos, quando que no cozimento normal o valor é de apenas 40%.
Ar seco
Um dos maiores benefícios dessa função de ar seco em um forno combinado, é poder preparar alimentos empanados sem a utilização de gordura, o que além de amenizar o consumo de óleo, preserva os alimentos muito mais saudáveis. Atua muito bem para a fabricação de pães e grelhados e varia entre a temperatura de 50ºC e 270ºC, de acordo com alimento preparado.
Combinado
Excelente combinação de calor úmido e calor seco. Nesse processo de cocção as carnes mantêm suas qualidades. Com toda essa tecnologia, o resultado é uma economia de até 20% nas perdas de matérias-prima,a câmera de cocção recebe umidade e, assim, as carnes não ressecam como nas técnicas tradicionais. É possível cozinhar ao mesmo tempo carnes diferentes, como carnes de porco, bovina, frango e pescados, sem que os sabores e aromas se juntem, pois a todo momento acontece uma alteração do ar dentro da câmera.
Banho-maria
Fornos combinados podem aparentar ser grandes demais e fortes demais, mas a função banho maria possibilita que alimentos delicados também sejam preparados.
Frutos do mar e sobremesas mais delicadas, como pudins, e tortas com frutas podem ser preparadas no forno combinado, até mesmo em qualquer tipo de recipiente, plástico, vidro ou porcelana. Sua temperatura nessa função varia de 60ºC a 100ºC. função ideal pra cozinhar alimentos que precisam de temperatura delicada.
Regeneração
Essa função é excelente para preparar alimentos congelados, pré-cozidos e semi-prontos. Os fornos combinados possibilitam que alimentos prontos ou semi-prontos consigam ser regenerados, esse processo aquece o alimento sem ressecá-lo ou deixar nenhum depósito de água no recipiente. Sua temperatura nessa função varia de 100°C a 120°C para alimentos úmidos (arroz, carnes, legumes). Sem Vapor para alimentos secos (pães,bolos e salgados).
Conheça todo o processo Cook & Chill de forma mais detalhada: http://www.dcchef.com.br/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/danilo-campos-8a5232144
Facebook: https://www.facebook.com/Danilo-Campos-Chef-Consultor-131094420784282/
Google Plus: https://plus.google.com/106451953660741133277?hl=pt_BR
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC8okvkh_xf3zasoXqaP7DpQ
Instagram: https://www.instagram.com/danilocamposchefconsultor/